Através do Decreto-Lei n.º 1-A/2020, do dia 3 de janeiro de 2020, o governo veio dar continuidade em 2020 ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos transportes públicos (PART).
O PART é um programa de financiamento das autoridades de transporte para a implementação e desenvolvimento de medidas de apoio à redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo de passageiros, bem como para o aumento da oferta de serviço e a expansão da rede.
Para o ano de 2020 a verba de financiamento disponível aumentou cerca de 33,84% relativamente ao ano anterior, para o território da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado). Os municípios estão sujeitos a uma comparticipação mínima de 10% da verba total.
À semelhança do sucedido no ano anterior, o Concelho Intermunicipal da CIM Cávado deliberou a aprovação do mesmo método para a distribuição da verba total pelos seis municípios que a constituem, ficando estes responsáveis pela definição de medidas a aplicar em cada território. Este critério incluí as variáveis lugares*km e as percentagens do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF).
Após aplicado o critério de distribuição, o resultado foi o seguinte:
ESTADO | MUNICÍPIOS 10% | TOTAL PART 2020 | |
CÁVADO | 1 981 248,79 € | 198 124,88 € | 2 179 373,67 € |
AMARES | 106 798,18 € | 10 679,82 € | 117 478,00 € |
BARCELOS | 515 262,79 € | 51 526,28 € | 566 789,07 € |
BRAGA | 952 317,14 € | 95 231,71 € | 1 047 548,85 € |
ESPOSENDE | 110 249,68 € | 11 024,97 € | 121 274,65 € |
TERRAS DE BOURO | 87 906,81 € | 8 790,68 € | 96 697,49 € |
VILA VERDE | 208 714,19 € | 20 871,42 € | 229 585,61 € |
Tal como no ano de 2019, as medidas para aplicação das verbas são da responsabilidade de cada município, sendo a maioria destas aplicadas a títulos de passes mensais. De modo a dar continuidade ao crescimento das taxas de utilização do transporte público em todos os territórios do Cávado, está prevista uma continuação das politicas introduzidas no ano anterior. A estas serão aplicadas maiores percentagens de desconto tarifário, em função do aumento da verba total disponível. Assim, pelo segundo ano consecutivo, estamos perante a aplicação de políticas de redução tarifária que visão promover o crescimento da utilização do transporte público.